24.1.16

O que é o equilíbrio?

 
Outro dia, enquanto eu tomava o meu café da manhã com uma colega de trabalho, falamos sobre algo que tem me incomodado demais nos últimos tempos, o tão perseguido equilíbrio. E aí, pensando sobre isso, resolvi começar entendendo melhor o que é significa a palavra equilíbrio

Fui buscar no dicionário e olha o que eu encontrei:
equilíbrio 
e.qui.lí.brio 
sm (lat aequilibriu) 1 Fís Estado de um corpo que é atraído ou solicitado por forças cuja resultante é nula. 2 Fís Estado de um corpo que se mantém sobre um apoio, sem se inclinar para nenhum dos lados. 3 Polít Estado da política geral em que as nações convivem de maneira que nenhuma pode pôr outra em perigo. 4 Justa proporção. 5 Polít Estado dos poderes públicos, que se relacionam, sem que nenhum deles domine ou suplante outro. 6 Proporção, harmonia. 7 Sociol E­qui­valência de forças antagônicas num sistema fechado de inter-relação dinâmica. 8fig Come­dimento, moderação cautelosa. 9 fig Domínio de si mesmo. E. ácido-básico, Biol: a) proporção normal entre os elementos ácidos e básicos do sangue e dos fluidos do corpo; b) concentração normal dos hidrogeniontes. E. cinético, Fís:equilíbrio de um corpo, quando em movimento de translação retilínea uniforme. (…)
Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

De acordo com tudo isso aí (e muito mais), identifiquei algumas pistas para chegar (ou não a uma conclusão): manter-se sobre um apoio, não inclinar-se para nenhum dos lados, convivência de ajuda mútua, relacionamento sem um elemento dominante, moderação e por último (acrescentado por mim), auto conhecimento. Nada muito concreto, só conceitos resgatados em uma referência e outra.
Mas pensando bem, desisto de entender o que é o equilíbrio e de procurar uma receita para chegar a este estado. Confesso que no improviso sempre me dou melhor, o script me limita demais, me aperta e me deixa muito desconfortável. 
Mas, uma coisa é certa, Deus pode me guiar nesse caminho e em meio a tantas pesquisas pude entender que “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o".” Isaías 30:21
Então, continuo vivendo, caminhando com o coração cantando e agradecida por tudo e por nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário